Atitude do Pensar

Atitude do Pensar

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Minimamente Feliz

Por Leila Ferreira - jornalista.

A felicidade é a soma das pequenas felicidades. Li essa frase num outdoor em Paris e soube, naquele momento, que meu conceito de felicidade tinha acabado de mudar. Eu já suspeitava que a felicidade com letras maiúsculas não existia, mas dava a ela o benefício da dúvida.
Afinal, desde que nos entendemos por gente aprendemos a sonhar com essa felicidade no superlativo. Mas ali, vendo aquele outdoor estrategicamente colocado no meio do meu caminho (que de certa forma coincidia com o meio da minha trajetória de vida), tive certeza de
que a felicidade, ao contrário do que nos ensinaram os contos de fadas e os filmes de Hollywood, não é um estado mágico e duradouro.
Na vida real, o que existe é uma felicidade homeopática, distribuída em conta-gotas. Um pôr-de-sol aqui, um beijo ali, uma xícara de café recém-coado, um livro que a gente não consegue fechar, um homem que nos faz sonhar, uma amiga que nos faz rir. São situações e momentos que vamos empilhando com o cuidado e a delicadeza que merecem alegrias de pequeno e médio porte e até grandes (ainda que fugazes) alegrias.
'Eu contabilizo tudo de bom que me aparece', sou adepta da felicidade homeopática. 'Se o zíper daquele vestido que eu adoro volta a fechar (ufa!) ou se pego um congestionamento muito menor do que eu
esperava, tenho consciência de que são momentos de felicidade e vivo cada segundo.
Alguns crescem esperando a felicidade com maiúsculas e na primeira pessoa do plural: 'Eu me imaginava sempre com um homem lindo do lado, dizendo que me amava e me levando pra lugares mágicos Agora, se descobre que dá pra ser feliz no singular:
'Quando estou na estrada dirigindo e ouvindo as músicas que eu amo, é um momento de pura felicidade. Olho a paisagem, canto, sinto um bem-estar indescritível'.
Uma empresária que conheci recentemente me contou que estava falando e rindo sozinha quando o marido chegou em casa. Assustado, ele perguntou com quem ela estava conversando: 'Comigo mesma', respondeu. 'Adoro conversar com pessoas inteligentes'.
Criada para viver grandes momentos, grandes amores e aquela felicidade dos filmes, a empresária trocou os roteiros fantasiosos por prazeres mais simples e aprendeu duas lições básicas: que podemos viver momentos ótimos mesmo não estando acompanhadas e que não tem sentido esperar até que um fato mágico nos faça felizes.
Esperar para ser feliz, aliás, é um esporte que abandonei há tempos. E faz parte da minha 'dieta de felicidade' o uso moderadíssimo da palavra 'quando'.
Aquela história de 'quando eu ganhar na Mega Sena', 'quando eu me casar', 'quando tiver filhos', 'quando meus filhos crescerem', 'quando eu tiver um emprego fabuloso' ou 'quando encontrar um homem que me mereça', tudo isso serve apenas para nos distrair e nos fazer esquecer da felicidade de hoje. Esperar o príncipe encantado, por exemplo, tem coisa mais sem sentido? Mesmo porque quase sempre os súditos são mais interessantes do que os príncipes; ou você acha que a Camilla Parker-Bowles está mais bem servida do que a Victoria Beckham?
Como tantos já disseram tantas vezes, aproveitem o momento, amigos. E quem for ruim de contas recorra à calculadora para ir somando as pequenas felicidades.
Podem até dizer que nos falta ambição, que essa soma de pequenas
alegrias é uma operação matemática muito modesta para os nossos tempos. Que digam.
Melhor ser minimamente feliz várias vezes por dia do que viver eternamente em compasso de espera.

[Enviado por uma amigo muito querido - Devah]

14 comentários:

  1. um dia li em algum lugar que nossa vida tambem poderia ser um filme de sessao da tarde, que seria só colocar a trilha sonora…rs

    eu vejo a felicidade em tudo, sou uma eterna otimista, só estar viva já é motivo para celebrar, mesmo nos meus momentos de lagrimas eu via a beleza na musica que me acompanhava, na amizade de pessoas que sempre me deram força.
    no meu dia a dia procuro sempre ver o lado bom de tudo, afinal a felicidade é uma arte!

    ResponderExcluir
  2. PERFEITO!!!!
    Precisamos lembrar mais disso e ser mais feliz. As vezes somos nós que impedimos os momentos alegres, esperando o príncipe no cavalo branco enfrentando o dragão.
    Acho que vou escrever sobre isso no coração, posso?
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Amiga Keila, post excelente. Este texto vale vários tratados de terapia. Os conflitos do indivíduo diante do mundo, muitas vezes, se dão em consequências das expectativas grandiosas, dos sonhos distantes...
    Um grande abraço. Desejo-te um lindo dia.

    ResponderExcluir
  4. Isso faz toda diferença.Lindo texto1beijos,chica

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvidas, menina LIS. é tãobom aproveitar os bons momentos - ainda que pequenos - a esperar um grande momento de felicidade que nunca chega.
    Sempre fui adepta deste pensamento e, mais ainda, depois de passar por sérios problemas recentemente. É isso.

    Adorei o texto. Muito bem replicado!!

    Meu carinho e meu respeito!
    http://pequenocaminho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. OLÁ

    SOU SEU MAIS NOVO SEGUIDOR.

    PARABÉNS AO SEU AMIGO, BELISSIMO TEXTO!

    ESTOU LHE CONVIDANDO PARA CONHECER MEU BLOG DE HUMOR:

    “HUMOR EM TEXTO”.

    A CRÔNICA DESTA SEMANA É:

    “PÕ, CARMEM LUCIA”

    HISTÓRIA DE UM CASAMENTO

    CASAMENTO? QUER DIZER....

    E MELHOR VOCÊ CONFERIR!

    É DE HUMOR ...E DE GRAÇA

    UM ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    que lindo!

    a felicidade está em momentos simples, que beleza de texto.
    ótimo blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Acho mesmo que nunca acreditei em felicidade como algo pleno. Porque nunca me senti plenamente feliz em nenhuma fase da minha vida. Sempre parece tá faltando algo.

    Então digo que estou numa fase feliz, quando o saldo da balança está pendendo para o positivo... rs

    Beijocas

    ResponderExcluir
  9. "A felicidade é o tempo de uma flor", abraços

    ResponderExcluir
  10. Fui lendo o texto e pensando no que é felicidade pra mim e não encontrei uma resposta porque você sabe que pra mim as coisas são momentos e nos momentos tem de tudo, desde a alegria do sorriso a tristeza de uma lágrima e eu aproveito tudo. Estou aberta para as coisas que chegam, passam por mim, ficam ou vão embora. Porque o dia seguinte está lá e preciso continuar dando passos. Então não tenho uma resposta para o que é felicidade, mas sei que ela é singular e e está nas pequenas coisas. rs

    bacio carissima

    Ps. Eu sou feliz todos os dias e não me lembro de ter sido diferente nos dias que passaram por mim... Mesmo os mais difíceis.

    ResponderExcluir
  11. Sou do mesmo tipo de pensamento: temos a felicidade em doses homeopáticas!!!

    Não existe a felicidade duradoura!!!

    Acredito que cada um tenha um modo de definir a sua felicidade... Uns dizem que nunca existiu, outros falam que ainda não bateu na sua porta, beltrano murmura que ela sempre esteve ao seu lado, ciclano já diz que ela vai e vem...

    O que importa, é que todos sintam...

    Nunca isso será igual para ninguém!!

    Beijossssssssssssss

    ResponderExcluir
  12. Maggie, eu nunca li isso, mas sempre acreditei.
    Não sei se posso dizer que sou otimista, mas prefiro ficar com uma frase de Gramsci que trago para todos os contornos da minha vida; "sou um pessimista pela inteligência, mas um otimista pelo desejo".

    Dani, fique a vontade!!!
    Uma verdade dessa deve ser falada constantemente, até que torne parte real de nossas vidas.

    Dilmar, possuo tantas expectativas e sei exatamente acerca do que você fala. As vezes, elas são tão grande e distante que preciso me imaginar maior para alcançá-las, mas elas também são necessárias, o bacana é equilibrá-las com as pequenas alegrias do cotidiano.

    Chica, faz mesmo.

    Obrigada, menina rosa.

    Oi, Audrey, é necessário trabalhar isso em nossa vida, principalmente nos momentos de conflito interno ou externo, mas praticá-los é difícil...hehe

    Olá, Paulo, obrigada.

    Dani, quem gosta de Bowie é sempre bem vindo!!!

    Dama, sei como é, mas durante muito tempo esperei por uma felicidade que talvez nãos eja possível. Além de acreditar que enquanto humana possuirei sempre um certo vazio, me empenho em viver a felicidade que está ao meu alcance.

    Ives, ainda bem que há flores para todas as estações.

    Lu, sou MUITO melancólica e aprendi a lidar com essa característica tão marcante em mim, até por ter sofrido muito com isso, assim aprendi a enxergar e desfrutar das pequenas gotas de alegria, quase que em forma de bolhas mesmo...hehe E claro, a me respeitar e de certa forma curtir os mometos em que a janela não reflete o campo de girassóis lá fora.

    É verdade Suzi, cada um possui sua forma de felicidade, bem como recebê-la e o que fazer com ela. Percebê-la é algo difícil, pois nossos sentidos as vezes parecem distantes de tocá-la, mas podemos aprender a construir poesia constantemente...

    ResponderExcluir
  13. Simplesmente gostei dos artigos.Ser feliz é se superar constantemente com as adversidade da vida,do destino,das sinas.É tentar sorrir pra tudo e seguir em frente sem olhar para trás.Porque vale a pena viver,sem que para isso saiamos vitoriosos,mas de cabeça em pé.

    ResponderExcluir