Atitude do Pensar

Atitude do Pensar

quinta-feira, 7 de julho de 2011

O melhor de Woody Allen

MELINDA E MELINDA E MEUS VÁRIOS EUS

Melinda e Melinda é o meu filme predileto de Woody Allen, lançado em 2004, retrata a história de Melinda, contada por duas versões, onde o diretor trabalha a "dualidade do drama humano através das máscaras da tragédia e da comédia".
Apesar da trama nos levar a uma aproximação do teatro grego, articula de forma inteligente os dilemas contemporâneos da humanidade.
E foi exatamente esse paradoxo que me cativou, pois no desenrolar do filme, era impossível não me identificar com a personagem em ambas as histórias.
Mas afinal, qual gênero dramático tem mais relação com a vida real?
A comédia ou a tragédia?
Segundo Woody "a vida pode ser comédia ou tragédia, e tudo depende apenas do ponto de vista de quem observa".

MIDNIGHT IN PARIS

Domingo no final da tarde, fui assistir Meia noite em Paris. Me aconcheguei. Senti as cores. As músicas e a trama, em cada um de seus detalhes. Restando a minha fragilidade, sucumbir às lágrimas e aos risos. E sabe de uma coisa, ainda sinto que não sai de lá. Até me esforcei por rascunhar alguma coisa sobre o filme, mas aqui dentro está tudo tão confuso, tantos sentires, quereres...


Por hora, algumas certezas: Amo Paris. As músicas. Os cafés. A língua. E ainda irei fazer morada por lá. Para além, apenas o principal; a identificação com o personagem principal: Detesto pseudos e amo o passado.

6 comentários:

  1. Esse não vi. Apesar de gostar muito de Woody Allen, vi apenas 4 de seus filmes. Me identifico muito mesmo com seus personagens. Eu o postei no blog dos delírios. Neurótico, paranóico...rs

    Minha definição simpática da vida: um teatro de humor negro.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Não é o melhor de Woody Allen, mas é gostoso.

    ResponderExcluir
  3. Todo mundo anda falando bem do Meia noite em Paris
    !!!

    ResponderExcluir
  4. Gosto de tudo dele, Annie Hall é brilhante.

    ResponderExcluir
  5. Uau.. Já vi algumas cenas do filme de Woody Allen que você menciona, mas nunca tive oportunidade de assistir... Até quando visualizei a face do personagem, lembrei de ti!!
    Não é que vocês duas se parecem??? rs!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Roderick, lembro-me de ter dado um lida em algo postado em seu blog sobre Woody. Ele lembra-me um pouco vc.

    Diego, não assisti todos, acho que uns 12. Acompanhá-lo desde a década de 60 é uma loucura, mas entre os que vi, estes acima são os que mais me identifiquei.

    Marcelo, após o último "Você vai conhecer o homem dos seus sonhos" fiquei com um pouco de reserva, por não ter gostado tanto. Esse fez valer.

    Lu, gosto de tudo, mas alguns mais...hehe

    Suzi, assista, vai rir muito e tirar grandes reflexõs.rsrs

    ResponderExcluir