Atitude do Pensar

Atitude do Pensar

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Descanso x Produtividade



O descanso é uma necessidade vital para nós - seres humanos. Sendo fundamental para a preservação da saúde, como a alimentação, os exercícios físicos e horas suficientes de sono.

No entanto, a forma como cada indivíduo descansa é única: alguns descansam simplesmente dormindo; outros olhando uma paisagem; outros lendo livro, outros, mais ativos, inventam formas mais complicadas de descansar praticando esportes radicais.

Nesse sentido, podemos entender que, o descanso, na verdade, é algo que toca profundamente nosso desejo de felicidade e de bem-estar.

Porém, habitamos um mundo governado pela ideia de produtividade e, portanto, poucos são aqueles que realmente conseguem descansar.

Entre os entraves, encontra-se a falta de tempo, contudo, nem sempre é o que predomina. Pois mesmo em momentos de calmaria estamos tão condicionados as atividades produtivas que, nosso corpo pode estar parado, mas a mente permanece tão agitada, e assim, nem ela, e nem o corpo irão descansar.

Aliás, dentro dessa ideia de produtividade - tão difundida em nossa era -, as cobranças atuam juntamente. Portanto, enquanto deveríamos estar aproveitando momentos únicos de reposição das forças fisicas e mentais não o somos capazes.

Infelizmente, posso me situar nesse contexto. Tenho dificuldades para dormir devido a agitação. Não consigo curtir um fim de semana na inércia, pois me sinto mal em estar parada. E nos momentos de tentativa de descanso sinto-me presa acobrança de produtividade. Fazer, fazer e fazer.

Enfim, gostaria muito que de alguma forma fosse possível distanciar minha mente do meu corpo. Ou seja, afastar-me dessa falsa necessidade de fazer e não apenas ser. E embora eu acredite que a inércia pode ser produtiva, na práxis não alcanço. E o que tanto almejo - a liberdade -, torna-se cada vez mais distante.

Dentro desse universo, é importante lembrar que possuímos, dentro de nós mesmos todos os recursos para manter nossa saúde em equilíbrio. O que nós não temos é descanso, que é um fator extremamente necessário para que nosso organismo, por si próprio, realize seu trabalho e busque o equilíbrio.

Concluo então que, nem o direito ao descanso possuimos. Uma vez que a ideia da necessidade de produtividade está instalada e sendo efetivada a cada dia.

Nesse sentido, por sentir-me cansada constantemente - já que não sou capaz de me permitir o descanso -, o sentir não é tão bem vindo. Pois o papel do descanso não é cumprido.

8 comentários:

  1. ah! eu não sou assim não…sou capaz de ficar horas deitadinha assistindo uma partida de tênis, ou escutando música…só não gosto de dormir de dia...

    ResponderExcluir
  2. Posso copiar e colar o comentário acima? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Ela chegou primeiro e disse o que vai aqui dentro. Que posso eu fazer? Eu fico horas inteiras ouvindo música, delirando, divagando, me perdendo e encontrando e pronto. Estou inteira, mas sempre dentro. rs

    bacio e boa semana (curta).

    ResponderExcluir
  3. Keila, vc se definiria uma fanática por trabalho? Meu pai era, seu irmão mais velho tb, Paul MacCartney e Ian Anderson do Jethro Tull idem.
    Creio q o importante é fazer o q se gosta, se sentir bem. Os 4 citados não conseguem(ou conseguiam, já q meu e meu tio já se foram)viver sem trabalho, isso não só era o ganha pão deles, era um meio deles sentirem prazer.

    Agora, tudo em excesso faz mal. Meu pai e meu tio nem férias tiravam. Trabalhavam de segunda a segunda. E, em muitos momentos da vida, exigiram q seus subordinados fizessem o mesmo.

    Eu, há anos me tornei um vagabundo. Não sinto saudades alguma da época em q eu trabalhava. E desde criança, escuto quem diz: 'não gosto de ficar á toa, pois penso muita bobagem". Isso até faz sentido, no entanto, creio como eu passo o maior tempo do dia diante do computador, não estou tendo tanto tempo assim em pensar bobagem.

    E, nos dias atuais, quase todos são andam correndo, tem muito o q fazer, eu estou na contramão.

    Produza, mas descanse, viu? rs

    ResponderExcluir
  4. eu só peço um café..rs

    cada um tem sua receita para driblar a correria dos dias, mas só vc pode encontrar seu ponto de equilíbrio.

    beeeeeeeijo moça

    ResponderExcluir
  5. Eu como boa preguiçosa, assumida e de carteirinha, não dispenso meu descanso semanal. Horas em frente ao pc conversando com alguém, Em frente a tv assistindo o que gosto. Ou simplesmente fazendo nada. Tirando uma soneca maravilhosa nas tardes de sábado. Eu não vivo sem meu descanso e que se dana o mundo... ahahaha

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. sabe Keila, cada ambiente traz em si um sentido, e cada mudança de ambiente deixa pra traz um porque. é urgente o abandono integral dos ambientes que não estamos, pra dar sentido àquele que estamos. se assim não for será sempre parcial, metade, mentira.

    ResponderExcluir
  7. Keila ,
    se estivermos atentos temos a certeza que " há mal que vêm por bem " .
    Houve um periodo na minha vida em que fui obrigada a estar quieta , por largo tempo , devido a uma doença grave .
    Então aprendi a tirar partido do " descanso ".
    E agora ponho em prática todos os métodos a que recorri na altura . Meditação , por exemplo .
    Viver um momento atrás do outro .
    Mas o mais interessante é que noto que irrito muitas pessoas [ o que não deixa de ter lógica ]
    Mas esta postura de maneira nenhuma significa ... quero lá saber do mundo . Antes pelo contrário é possível estar mais atento .
    Mas importante mesmo é a pessoa sentir algum prazer no que faz .
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Long Haired, posso ter inveja???rsrs
    Bjin

    Lunna, você e a Long Haired são privilegiadas, mas estou tentanto desacelerar. Mas é tão melhor quando faz parte de nossa natureza...
    Bju, querida.

    Roderick, não sei se sou viciada no trabalho. Prefiro fazer outras coisas do que trabalhar, mas acho que sou propensa ao fazer.
    Mas tem algo que é um fazer e que dá muito prazer: Estudar.
    Bju

    Re, sigo essa ideia na sexta a noite e aos sábados pela manhã...basta um café.
    Bjin

    Putz, Dama. Realmente preciso aprender a descansar. Talvez falte essa lógica de que se dane o mundo...hehe
    Bju

    Débora, carrego minha bagagem por todos os cantos, tô querendo e precisando guardá-la em algum local que a aceite.
    Bjin

    Maria, consigo separar e desfrutar os momentos de prazer, tais como cinema, show, teatro, e até mesmo um buteco com os amigos. O problema é quando estou em casa de frente a tv - parada, estagnada. Isso dá prazer, mas também cobrança.
    Bju

    ResponderExcluir