Atitude do Pensar

Atitude do Pensar

terça-feira, 26 de abril de 2011

Como esquecer




Desde sua gênese, a humanidade busca respostas para seus questionamentos existenciais.

E com os filósofos, aprendi que muita dessas respostas nos encaminha a novas perguntas.

No entanto, a curiosidade do homem vai além de seus questionamentos internos, e dentro desse contexto, onde a humanidade é dotada de anseio constante por respostas sobre seus questionamento e dúvidas, o google tornou-se o "grande oráculo".

Entretanto, ainda existem respostas que o "grande oráculo" não é capaz de responder.

Entre elas, "como esquecer" um amor perdido. Enfrentando nossa vulnerabilidade afetiva e a memória que insiste em trazer a presença do outro para dentro de nós...

Há receitas de "como esquecer", mas nada cientificamente comprovada. E assim, permanecemos com uma presença fantasmagórica habitando em nosso cotidiano.

Alguns dizem que o tempo contribue para o esquecimento. Para mim, é apenas mais uma falácia entre tantas tentativas de "como esquecer".

Outros dizem que um amor perdido se cura com outro amor. Eu prefiro pensar que coração preenchido, não possui espaço para outro amor, enquanto este não se vai.

Lá se vão 8 meses e ainda não o esqueci.

Não que eu acredite que minha memória o excluirá totamente da vida, deixando apenas uma lacuna, mas se há alguma receita autêntica e eficaz de "como esquecer" eu gostaria de saber.


[a imagem é do filme brasileiro "como esquecer"]

20 comentários:

  1. Eu tenho a receita. Para que foi procurar no Google? rs

    Tempo, tempo, tempo, tempo, tempo.

    Não existe outra, e olha que já tive paixões e relacionamentos que pareciam que iriam me matar de saudades quando terminei. Mas só o tempo mesmo. Você tem oitos meses. Eu fiquei mais que isso para tirar meu primeiro marido da minha vida.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante este post, Keila. Cada caso é um caso, e, no meu caso(rs), costumo esquecer fácil. Se a mulher me diz 'não' ou 'não quero mais, chega!', desisto dela, esqueço fácil. Mas já aconteceu tb de aparecer outro amor, pouco tempo depois do término de um romance. Creio q isso tb ajuda a esquecer. No entanto, reitero q esqueco fácil.

    Agora, minha paixão pela LL foi algo bem inusitado. Amor ou paixão? Isso suscita muita polêmica... Não sei tb responder pq está durando tanto tempo, afinal já tem mais de dois anos e meio de paixão(bati meu recorde). Isso será amor, um verdadeiro amor? Ou será q o mundo virtual, no qual a gente acaba sempre se deparando com a (ex) pessoa amada, ajuda, incentiva a gente a não conseguir esquecer? Ou seria tudo fruto do vazio da minha existência? Falta do q fazer?

    Bem, acho q quando deixamos de ter contato com nossa ex-paixão, esquecemos fácil, pelo menos comigo sempre foi assim. O tempo tb ajuda muito.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Eu, de novo(rs). Vc ainda tem contato com ele? Costuma o ver?

    ResponderExcluir
  4. Primeiro você se pergunta: eu tenho mesmo que esquecer?
    Caso diga sim, entenda que enquanto você tenta esquecer, você não esquece. Quando você esquecer de tentar, é um bom começo.
    Only time - Enya

    ResponderExcluir
  5. Lembrar de esquecer. Aí tem um dia que você esquece de lembrar. Daí você esqueceu...algo assim.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Keila
    Gostaria de convidar você e seus leitores para as comemorações dos dois anos do blog Jazz + Bossa + Baratos Outros:
    www.ericocordeiro.blogspot.com
    Um fraterno abraço!

    ResponderExcluir
  7. para esquecer é preciso não lembrar…explico melhor, é preciso deixar de lado tudo que foi bom, como fotos, musicas, livros, filmes, mudar a rotina, ir a novos lugares, ouvir outros sons e quando estiver com saudade, lembra dos momentos chatos e confusos…sei lá, acho que isso ajuda…
    mas o danado é que nem sempre conseguimos...

    ResponderExcluir
  8. O tempo é o melhor remédio.
    Mas para ajudar, viver é necessário e preciso.
    Portanto, se queres esquecer, à luta!

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. E eu aqui me vi perdida entre tuas narrativas e as que estão a minha volta. Tenho uma personagem brigando intensamente com sua história. No caso dela há um intervalo de oito anos entre ela e seu grande amor que ela quer as vezes esquecer, as vezes se entregar.
    Meninas, meninas. rs
    bacio

    ResponderExcluir
  10. Keila essa tarefa de esquecer de quem se ama é muito difícil mas não impossível.
    Já passei por isso, de pensar sem querer em alguém que a gente quer mesmo é apagar da memória.
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  11. Keila ,
    sei , por experiência própria , que um doi , uma necessidade de esquecer , não passa com o tempo . O tempo apenas muda de sítio esse doi .
    E então , quando tal acontece , entram outros afectos . Quem sabe mais fortes , mais importantes e verdadeiros .
    Depois pega - se nesse que foi grande amor , mete - se numa caixinha , como grande e boa recordação / ensinamento .
    Aprendi , como já disse com experiência .

    Não é que me esqueço do google muitas vezes :)) ?!
    A nivel de sentimentos não faço muita " fé " na net : )) . Um ombro amigo sim .
    Um beijo

    ResponderExcluir
  12. muito inodorr,oii ameii teu blog..
    segue de volta?
    www.smallmisses.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. esquecer.. é mesmo preciso?
    Adorei seu blog!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Realmente, se no mundo tivesse uma receita infalível para esquecer alguém, juro que iríamos "passar a rodo" para todos que necessitassem.. Aiii Aiii Aiiii, dor da saudade dói demais... E por mais que tenhamos vontade (e muita!) de fazer com que você se esqueça dele, nenhuma palavra nossa vai conseguir arrancar de si essa dor... Todas essas frases, compulsoriamente, serão jogadas ao vento, sempre vazias, totalmente nulas e simplesmente descartáveis!!!
    Curta essa fossa de saudade... É natural e não faz mal a ninguém... porém, saiba que aos poucos, ela terá que ir desaparecendo, mesmo que lentamente, contudo você acordará e notará que um dia ela realmente se foi....
    Estou sofrendo da mesma forma que ti... E, estou lendo muito sobre terapia do luto... Se bem que a pessoa que estava ao meu lado, não morreu, mas é um processo que nos ensina a caminhar com nossos próprios pés, depois que alguém foi tirado da nossa vida, sem ao menos querermos...

    Linda, um grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  15. não, a gente não esquece, nem poderia... a gente apenas muda os óculos... são muitos os amores, são tantas as formas de amar, e imaginar que vivem por aí prometendo eternidade de uma única curva...

    ResponderExcluir
  16. esquecer é mesmo dificil, não te digo que o tempo é o melhor remedio, pois se fosse você já estaria curada!
    também não te digo que um novo amor resolve pois não resolve, mas posso te dar uma dica, pegue esse amor que ainda sente por ele, e deposite em você, deixe de viver para ele e viva para você, esqueça dele e lembre-se de você, para de pensar nele e pense em você, e quando você menos esperar vai perceber, que não se pode esquecer alguém, mais sim deixar que aquela pessoa se vá, e que existem muitas outras capazes de te fazer feliz, bastava você dar uma oportunidade.
    ajudei?
    espero que sim,
    beijinhos colloridos

    ResponderExcluir
  17. Gosto da sua forma de escrever, direta e sem rodeios.
    Se encontrar a fórmula, por favor, compartilhe, pois lá se vai mais de um ano e nada...

    Sobre Ji-Paraná, fica em Rondônia sim, eu conheço a Pagung (só não sei se ela se lembra de mim :), gosto muito do blog dela e visito sempre, na verdade foi ele quem me inspirou a criar o meu, um recém-nascido nesse mundo com muito a aprender, mas gosto muito dele, é quase uma terapia.
    Eu tenho uma amiga que nasceu aqui e está em BH também, ela está cursando Engenharia de Energia, acredito que não seja provável uma coincidencia tão grande assim, mas quem sabe...

    Bjuxx

    ResponderExcluir
  18. Dama, foram muitas idas e vindas, e em algumas, a dor era tamanha que não conseguia ficar distante e sempre cedia. Dessa vez, tem sido diferente, a dor não é tão imensa assim, mas recentemente, descobri que ainda dói quando lembro-me dele. O tempo da relação contribuiu para que a dor da separação se tornasse menor, mas o tempo da distância, não tem amenizado a dor mais recente. Espero realmente que o tempo seja a solução...rsrs
    Ele sempre o é.
    Bjin

    Roderick, nessa situação eu concordo. POis ainda temos contato, mesmo que seja amigos em comum, ou passar pela praça 7 e vê-lo e ouvi-lo tocando. Mas em uma relação mais distante, mesmo distante e sem contato, fiquei apaixonada por 3 anos...rsrs
    Gostaria não ter notícias dele, não vê-lo, não ouvi-lo. Acho que assim iria ajudar ao amor esquecê-lo.
    Bju

    Andressa, interessante sua dica. Deve ajudar. Imagino que seja como minhas expectativas em relação as surpresas, elas não chegam, poiss empre estou a sua espera...rsrs
    Bjo

    Lu, cá estou eu rindo...lembrar de esquecer é ótimo!!! Faço isso sempre.
    Beijos e abraços

    Oi Érico, já até fui. Adoro Jazz!! Parabéns pelo blog e pelo aniversário deste.
    Abraços

    Long Haired. Gostaria de fazer isso, mas é quase impossível, gostamos de tantas coisas em comum que tudo me lembra ele. Nos 6 primeiros meses não ia a shows, pois temia encontrá-lo ou lembrar dele. Gosto de cafeterias e butecos, locais que ele habita. O que mais faço ultimamente é ir ao cinemas alternativos - que gosto muito e ele não. Lá é impossível lembrar e encontrá-lo. É um começo, né?!
    Bj

    Blue, ando numa apatia desesperadora - não é culpa do término, mas sim do momento.
    Tranquei faculdade e não vou ao box. Apenas trabalho, leio, e assisto filmes. Espero que seja o início da vida. Mas quero mais...rsrs
    Bju, querido.

    Lu, exceto pelo tempo de 8 meses x 8 anos, posso me localizar aí, a briga me é conhecida: Esquecer e entregar...rsrs
    Meninos também, um ex meu permanece gostando de mim por 6 anos - isso é muito.
    Abraços apertados

    Pry, nessas horas até a mente te engana, vivo sonhando com ele. Como esquecê-lo???
    Bjo

    Maria, nessas horas, não há nada melhor do que os amigos. Tenho fé que a dor se amenize, que sentimentos verdadeiros e presentes se façam percebidos e sentidos.
    Bju

    Obrigada, Victória.
    Fui lá e gostei.
    Muito fofo seu recinto...rsrs
    Bju

    Dani, não quero esquecer, não gosto de esquecer, mas quero lembrar sem sentir falta, sem dor...
    Te acompanho na Lú, Borboleta.
    Obrigada por estar aqui.
    Beijocas

    Suzi, a separação de quem se ama dói. Mas dós ainda mais saber que o amor era reciproco. Isso para mim, é algo incompreensível.
    Vamos como disse o Blue, vamos viver!!!
    Meu luto já passou, ou será que não...analisando melhor, no término sai na curtição, não senti dor, isso veio depois de uns 4 meses, quando estava descansando...é, deve ser o momento da dor.
    Bjin

    Débora, é exatamente assim que entendo. Não podemos esquecer, nossa visão e nosso sentimento muda, mas nossa memória registra tudo. Hoje em dia dizem eu te amo com tanta facilidade. Nunca foi fácil para mim.
    Bjo

    Faby, no início fiz isso, me amei. Estava com saudades de mim e me namorei, depois curte a vida. Agora, acho que a realidade bateu e percebi o que ocorreu. Talvez seja o momento de sentir a dor da ausência. Mas obrigada pelas dicas.
    Bjins

    Amanda, se eu encontrar a fórmula, escrevo um livro, fico rica e depois divido a grana com as amigas...rsrs
    Bem, não é a Nel, ela não faz engenharia, mas vou confirmar com ela o local que morava, apenas para ter certeza se é Ji-Paraná.
    Bju e obrigada

    ResponderExcluir
  19. LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar
    certo, mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz
    para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A
    pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também
    funcionou! AGORA VEREMOS… Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou
    moça com quem você gostaria de estar (três vezes)(L,m)… Pense em algo
    que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis
    vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO
    DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre (L,M) de onde estiver ou com
    quem estiver e faça ela ME telefonar ainda hoje, Apaixonada e
    Arrependida, desenterre tudo que esta impedindo que(L,M) venha para MIM
    L,M, afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e
    que ela não pense mais nas outros… mas somente em MIM. Que elA ME
    telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá
    certo. Amém…). Publique esta simpatia por três vezesSó mesmo esta
    simpatia, quero compartilhar com você a minha alegria e mostrar que se
    para mim deu certo para você também dará basta copiar e colar por três
    vezes em inforum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá
    uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor
    dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da
    manhã esteja preparado para o maior choque de sua vida! Se romper esta
    corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoará e a sua vida não
    será a mesma…

    ResponderExcluir