Atitude do Pensar

Atitude do Pensar

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Devaneios acerca dessa caminhada



Quando trabalhei com crianças em situação de risco, havia uma senhora que não gostava de mim, e acabava me enxergando segundo o seu sentimento. Troquei de Casa Lar e acabamos nos encontrando em determinado momento, e por algum motivo que me é desconhecido, ela passou a ter grande empatia por mim. Comentava que quando me conheceu eu era outra pessoa, e que eu havia mudado muito. Se eu não me conhecesse tão bem, poderia ter concordado com ela e, por mais que eu tivesse mudado - o que não era muito -, decidi não render conversa e curtir o momento de aproximação.

Contudo, aquela senhora marcou minha vida, não apenas pela amizade que surgiu, mas pela pessoa que era. Bem, eu tenho um grande anseio e quase que um medo em chegar na velhice sem maturidade. Não possuo medo das rugas, da pele flácida, mas sim, de não absorver o que a vida me proporciona ao longo dos anos. De ficar amargurada, rancorosa, preconceituosa...

Dentro disso, quando as pessoas me dizem quem eu sou para elas, sempre fico desconfiada. Afinal, sei quem eu sou aos meus olhos; meus defeitos e minhas qualidades. Assim como minha busca por uma humanidade melhor e, portanto, analiso as colocações bem detalhadamente, relacionando com o que entendo a respeito de como me enxergo.

Ainda sobre isso, ontem lembrei de uma pessoa que sempre me dizia que eu exagerava quando este fazia algo que me magoava. Exagerar aqui, não é fazer escândalos, ficar sem conversar, e sim, sentir dor por este motivo. Olha, não acredito ser exagero e, sinceramente, penso que jamais acreditarei, pois algo que aprendi sozinha, é que cada um tem a sua dor e a forma de lidar com ela, ou como já bem disse Caetano: Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é.

Desde março desse ano, essa mesma pessoa está chateada comigo e mal me cumprimenta, disse que é o seu momento de sentir a dor e me esquecer (tá, já perceberam que tô falando do ex). Diante disso, o que me resta fazer é respeitar seu momento, mesmo não compreendendo e não concordando com a ideia de que fiz algo terrível (sabe aquele tipo de pessoa que te ferra, mas faz de tudo para reverter o jogo contra você). Sendo assim, cabe a mim, o esforço em dar espaço, deixando-o com suas dores e mágoas, até porque cada um possui a sua. No entanto, quando refleti sobre isso ontem, descobri algo incrível, aquelas revelações que são inesquecíveis. Descobri que, apesar de ter passado (fica no trocadilho) por tantos momentos de dores com ele, ter ficado com trauma de dia dos namorados por causa dele, ter perdido o show do Damien Rice por ele, e tantas outras coisas, a dor ficou registrada, mas não me limito a ela. Afinal, é da minha natureza sempre ver o lado A, B, C e afins das coisas. E isso, é uma das coisas que mais gosto em mim: Ser capaz de amar, ser magoada, machucada, mas superar tudo isso com uma rapidez fora do comum. Conseguir olhar para a pessoa e enxergá-la como eu sou; contraditória.

Enfim, é bom lembrar que não sou apenas um ser que possui características ruins, mas que em minha contraditoriedade também possuo qualidades. Espero chegar no amanhã um pouco melhor do que sou hoje. Não uma pessoa reconhecida por ser boazinha, apenas melhor...

18 comentários:

  1. O olhar do outro sobre nós é desconcertante. Já sofri muito com isso, me cortei, me rasguei ao meio (isso é uma metafora) mas aprendi a não me importar. Ficava com raiva, desconcentrada, mas hoje dou de ombros e não ligo a mínima para o que dizem.
    Quando alguém aponta o dedo na minha direção hoje em dia, eu olho para ver para onde estão apontando e se insistem, eu indado "eu? quem diria?" - aprendi a não me cortar e a não me deixar sangrar por causa dos outros.
    E como você também tenho medo de atingir a maturidade sem o devido conhecimento de algumas coisas. Por que rugas pra mim é justamente isso: o dom de saber. rs

    bacio

    ResponderExcluir
  2. Outro dia eu vi um personagem de um filme dizer uma coisa que me fez parar pra pensar: "Você não é o que está dentro, você é como você age."

    O que o personagem estava querendo dizer é que não adianta você se achar um ser humano lindo, cheio de amor dentro, se você na hora de agir você só sacaneia os outros, por exemplo. Achei interessante, porque coloca em foco uma ética. E porque todo mundo se acha ótimo por dentro. Então, acho interessante isso, avaliar como eu ajo.

    Agora: se foi em As Ligações Perigosas, O Segredo de Seus Olhos ou Batman, isso eu já não lembro mais.

    ResponderExcluir
  3. Lindos devaneios e ponderações. Todos vamos passando pela vida e evoluindo.Aprendendo e nos modificando sempre! beijos,lindo fds,chica

    ResponderExcluir
  4. Um dos melhores comentários que recebi em meu blog....valeu mesmo!!!..e com relação as imagens te conto por facebook, vc tem? bjs

    ResponderExcluir
  5. K. pessoas costumam julgar as outras dentro do que são capazes de fazer e conhecer. É capaz dela ter mudado muito mais do que vc.

    Vc é otima.
    Nunca duvide de disso.

    ResponderExcluir
  6. Os Amigos verdadeiros são aqueles que
    vêm compartilhar a nossa felicidade
    quando os chamamos,
    e a nossa tristeza sem serem chamados.
    Vim te fazer um carinho e
    dizer que sua amizade é muito importante
    para mim!
    Pela paz que você semeia,a alegria que transmite,
    as verdades que afirma,o senso de justiça que você tem.
    Pela doce simplicidade dos gestos.
    A sabedoria que guia teus passos.
    Pela sua simplicidade,por tudo
    que representa na minha vida.
    Um feliz final de semana beijos
    de paz e luz,Evanir
    Obrigado por sua Amizade!!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Keila ,

    indo à primeira questão ... acredito que os homens são como o vinho " com o tempo os bons ficam melhores e os maus , vinagre " .

    A segunda ... ser bom com os parceiros de caminhada , óptimo . Eu própria funciono assim .Mas estando preparada para que o ser humano é um mundo , e daí as suas oscilações que provocam os" tais dois " .
    No entanto , é -se mais feliz , ou pelo menos vive - se com mais tranquilidade , sendo compreensiva .

    ResponderExcluir
  9. Keila,

    Texto q me fez ficar bem pensativo...

    Acabei por lembrar de um ex-colega de serviço. Trabalhei numas 21 firmas; é uma loucura, mas é verdade, e o tal colega era implicado comigo, eu penso. Trabalhamos 11 meses juntos, não me lembro de ter conhecido uma pessoa q meu julgasse tão mal como ele. E ele não era um mau caráter e nem um sujeito chato, mas a gente não se entendia... Voltamos a trabalhar juntos, por uns 5,6 meses, e notei q implicância dele havia acabado. Não brigamos mais. Ele nunca teceu loas a mim, mas mudou seu tratamento em relação à minha pessoa. Será q se cansou de me criticar, achando melhor calar? Ou percebeu q eu não era o monstro q ele achava q eu fosse? Creio q nunca saberei- há aprox. uns 30 anos q não nos vemos.

    Numa convivência mais estreita com uma pessoa, os conflitos tendem a aparecer e a crescer. Seu caso com o seu ex, quem sabe seria uma questão de ponto de vista. Coincidentemente, eu já disse o mesmo q ele disse pra vc, pra LL: eu achava q ela exagerava quando dizia q eu a magoava.

    O ser humano é um ser tão complexo, q eu, por exemplo, posso achar q sou uma coisa, mas as pessoas q convivem comigo, até mesmo as mais íntimas, não pensam o mesmo. Penso q existem pessoas ruins, calculistas,q têm consciência disso, outras não, creem q são boas e verdadeiras.

    Vc citou:amargura, preconceito e rancor.
    Não me acho preconceituoso. Já tive muito rancor, mas praticamente quase não me lembro dos fantasmas do passado, pessoas q me fizeram mal, hoje vejo tudo como pesadelos,q espero não mais ter. No entanto, ainda existe um rancor em mim, possivelmente por ser um acontecimento mais recente: os vizinhos, q moravam, parede e meia comigo, e me perturbaram intensamente, por quase um ano.
    Ainda existe um pouco de amargura em mim, pouco, talvez ela um dia termine. A amargura está dando lugar para a apatia, acompanhada de um pseudoconformismo, com grande probabilidade de ser cinismo!

    Perdão, Keila. Desta vez, passei dos limites com minha prolixidade ... e meu pessimismo tb. rs

    ResponderExcluir
  10. Tenho medo de ficar uma velha amarga e rancorosa e tenho medo tb das rugas, flacidez e tudo mais. Enfim, tenho muitos medos... rs

    Beijocas

    ResponderExcluir
  11. Acho sempre bom e sadio esse momento de parar pra questionarmos com anda nossa caminhada. Dela nascem flores, às vezes nao nasce nada... mas os devaneios que tivemos enquanto fizemos, nos levam aquém de nós mesmas, dando mais compreensão do que somos, o que estamos refletindo de dentro de nós. Deixar de fazer isso por causa de um ou outro infeliz que cruzou nosso caminho é bobagem, é assinar embaixo da sua ignorância e falha em tentar ter te compreendido melhor.

    Beijokas Keilinha, bom findi!

    ResponderExcluir
  12. Amei a última frase.

    Não uma pessoa reconhecida por ser boazinha, apenas melhor...

    http://blogdadanimatheus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. querida amiga,
    por mais que procuremos acepções definitivas para a vida e os seus conceitos [como "maturidade", por exemplo], acabamos sempre afundados na sua única certeza: a de que é o olhar faz tudo o que é olhado.
    belo texto!
    beijinho!

    ResponderExcluir
  14. Já me submeti a estas reflexões várias vezes...

    Sabemos o que somos, mas sempre percebemos que nunca os outros têm a mesma visão que nós!!!

    Claro, às vezes, até mesmo queremos ocultar o nosso defeito de nós. E, quando ouvimos alguém argumentar sobre isso, ficamos na defensiva e achamos que todos estão contra a nossa pessoa!!!
    Mera visão articulada com um cabresto!!!

    Só sei que, acho interessante a sua postura de reconhecer as suas qualidades e também os seus defeitos, visto que vejo diversas pessoas ao meu lado, que nem sequer se dão conta dos seus... Acham que são os outros que sempre erram.. Me poupe.. Fico pensando se isto significa o orgulho de admitir o erro ou estas pessoas vivem em um mundo particular delas???

    Sei lá... Para cada caso, um caso... Uma resposta...

    Uma coisa posso dizer: por você ser tão crítica, por ter opiniões concretas, querer sempre aprender com o próximo, entre outras coisas, acredito que a sua caminhada não só será feita de tristes espinhos, mas sim, com toques de flores, quase um jardim florido!!!

    Pense nisso!!!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  15. singelo texto de afetos que nos afetam a todos; daí a beleza que nele se inscreve, a beleza
    ética, porque a ética é uma beleza, como a manhã, nascer e repensar-nos, em atitudes, no face-a-face, sem disrfarce, de existir sempre com.
    beijos
    l

    ResponderExcluir
  16. cada um sabe o que tras e quer pra si, não permita que a dor te cegue e que você não veja o lado bom do amor, não importa o que passou tudo te trara conseqüências boas e ruim, cabe a você lidar com elas, e aproveita-las da melhor maneira possivel, estava morrendo de saudades daki!
    beijokas flor!

    ResponderExcluir
  17. Gosto sempre de te ler. Faz pensar, faz arder. (e que lindas borboletas \o/).

    Eu te vejo em letras, em drases, em linhas. tecida e tecido e muito, muito bela. |Bjs

    ResponderExcluir
  18. Lu, eu não rejeito o olhar do outro, às vezes ele pode ser bom, pois nossa visão também é limitada.
    Sofri muito com essa visão deturpada ao meu respeito, meu pai é que mais impõe coisas sobre meu eu, que não são reais. No entanto, escuto, reflito, questiono e absorvo o que é válido.
    Olha, pra quem é entendida como puta pelos religiosos e puritana por outros, imagine o que já passei...rsrs
    Ah, faltou eu ser alcoolatra (faltou aqui, pois já me chamaram assim).
    Uma confissão: Até certo dia, queria viver apenas até os 60, hoje a vida me chama.
    Um abraço

    Diego, querido, tenho medo dessa citação, pois acredito que raramente nossas atitudes condizem com nosso eu, gosto de uma citação de Paulo que diz: O bem que eu quero não faço, mas o mal que não quero, esse sim, eu faço.
    Sendo assim, concluo que, isso é demasiadamente complexo para mim. Por isso, fico com a contraditoriedade de ser tanto boa quanto má.
    Um beijo

    Chica, meu medo é não evoluir, ficar estagnada e quem sabe regredir.
    Cheiros


    Luiz, valeu (ah, não sei se prefere ser chamado de André, Luiz, ou André Luiz...hehe)
    Um beijo

    Ana, acredito nisso que disse. Julgamos o outro e o limitamos aquela ideia, porque ela reflete quem somos. Somos espelhos um do outro.

    Ei, Evanir. Saudades de você por aqui.
    Obrigada pelo carinho.

    Maria, adorei a ideia do vinho. Que verdade!!!
    Por meio do entendimento de que somos contraditórios, passei a compreender e ter mais paciência com a humanidade.
    Ando de bem como nossa espécie.

    Roderick, você nunca me incomoda.
    Além dessa senhora que citei, existiram e existem outras pessoas que me enxergam como eu não sou. Isso me persegue.
    E esse tipo de sentimento e sensação, como o rancor, a mágoa e a amargura tentam sempre se impor sobre nós, pois enquanto humanos estamos suscetíveis a eles.
    Abraços

    Dama, também tenho esses medos, ainda mais na crise dos 30...hehe
    Mas o medo de não ser capaz de absorver a vida, é o maior.

    Cris, nesseuniverso em que as pessoas não se reconhecem, não são capazes de se conhecerem mais profundamente, falta é a introspeção, a reflexão, o silêncio.
    Bju, bju, flor.

    Dani, é a pura verdade. Já fui conhecida por ser boazinha, docinho, hoje quero apenas ser melhor.XD

    Ei, Jorge. Esse olhar me arrepia, pois olhamos com o nosso todo, esse universo chamado eu.
    Bj

    E você já é uma das flores mais lindas do meu jardim...hehe
    Sabe disso, né!?
    Mas pensando sobre o que disse, não acredito que todos sabem quem são, talvez esse seja o problema. Mas é mais profundo do que cabe aqui, fica pra nosso e-mails...hehe
    Beijocas

    Luis, será a ética uma virtude? A ética individual e coletiva?

    Fabby de fotinha nova. Obrigada pelo comentário, flor.

    Lu, querida, cada palavra sua aqui e lá em seus contornos me inundam de alegria.
    Cheiro

    ResponderExcluir