Atitude do Pensar

Atitude do Pensar

terça-feira, 22 de março de 2011

Os bichos vão para o céu?


Ao pensar sobre as alegrias do cotidiano, uma me vem a mente muito rapidamente. Ela se chama Woody Allen. Sim, ela. Minha querida e amada gatinha.
A Woody nasceu macho, chegou até nós porque pensavamos ser macho, afinal, três mulheres em uma casa e mais uma gata, não caberia - é TPM suficiente para um apartamento tão pequeno.
Ela foi encontrada na rua, abandonada juntamente de dois irmãos. Uma amiga muito querida, perguntou se eu queria. Confesso que, a princípio fiquei meio receosa, tenho muita alergia e sempre preferi os cachorros. Mas não resisti. Animais são um dos meus maiores prazeres.
Mas ele (a) era tão pequena - apenas 7 dias -, seus olhos para os lados, magrela. Tinhamos que acordar durante a madrugada para amamentá-la. Fazer massagem em sua barriga com água morna. Enfim, os cuidados eram inúmeros. E finalmente um dia descobrimos que o machinho da casa era mocinha. Porém, o amor era tamanho que já não fazia diferença.
Refletindo sobre a enorme alegria que um simples ser pode trazer, lembro-me de uma discussão presente no Cristianismo: Animais vão para o céu?
Olha, se tenho certeza de algo é que, antes um bichinho entrar no céu, do que um ser humano. Isso me traz a memória um texto de Ruben Alves que, aliás, virá à BH amanhã ,e eu terei o prazer de revê-lo.

Em um dos fragmentos de Quarto de Badaluques LXXVIII conta:
Os bichos vão para o céu? : Tenho um amigo que é pastor de uma comunidade protestante. Por favor, não confundir “protestante” com “evangélico”... Contou-me de uma velhinha solitária que tinha como seu único amigo um cãozinho. Ela o procurou aflita. Havia lido no livro de Apocalipse, capítulo 22, versículo 15, que não entrarão no céu “os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras...” Que os impuros, os assassinos, os idólatras não entrem no céu está muito certo. “Mas reverendo”, ela dizia, “o meu cãozinho... A Bíblia está dizendo que o meu cãozinho não vai entrar no céu... Mas eu amo o meu cãozinho. O meu cãozinho me ama... O que será de mim sem o meu cãozinho?” Aí eu pergunto aos senhores, teólogos, estudiosos dos mistérios divinos: há, no céu, um lugar para os cãezinhos? Sei qual será a sua resposta. “No céu não há lugar para cãezinhos porque cãezinhos não têm alma. Somente os humanos a têm”. Acho que, teologicamente, segundo a tradição, os senhores estão certos. Nas inúmeras telas que os artistas pintaram da bem-aventurança celestial, por mais que procurasse, nunca encontrei animal algum. Aves, às quais S. Francisco pregou ( por que pregar-lhes, se elas não têm alma?), peixes, símbolos de Jesus Cristo, vacas, jumentos e ovelhas, que adoraram o Menino Jesus no presépio, todos eles serão reduzidos a nada. Não ressuscitarão no último dia. O céu será um mundo de almas desencarnadas. Não haverá beijos e nem abraços. Falta às almas a materialidade necessária para beijos e abraços. Os senhores já observaram que no Credo Apostólico a “alma” não é sequer mencionada? Lá se fala em “ressurreição da carne”. É a carne que está destinada à eternidade. A carne é o mais alto desejo de Deus. Tanto assim que Ele se tornou carne, encarnou-se. A esperança é a volta ao Paraíso, onde havia bichos de todos os tipos. Se Deus os criou é porque Deus os desejava e deseja. Um céu vazio de animais é um céu de um Deus que fracassou. Ao final Ele não consegue trazer de novo à vida aquilo que criou no princípio. Não. Hereje que sou, direi à velhinha: “Fique tranqüila. O seu cãozinho estará eternamente ao seu lado... Não só o seu cãozinho como também gatos, girafas, macacos, peixes, tucanos, patos e gansos... Deus gosta de bichos. Se Ele gosta de bichos eles serão ressuscitados no último dia...

[na primeira foto, meu afilhado, Iuri - Luli]
[na segunda foto, a Srta. Princesa, Woody Allen]

15 comentários:

  1. Imagina alguém com a face umedecida por lágrimas. Sou eu. Eu adoro cães e já perdi vários porque injustamente eles vivem menos tempo que nós. Mas durante o tempo que vivem são o que são "humanos" muito mais do que muitos de nós.
    Não acredito num deus que diz que esses animais não tem alma. Porque somos melhores que eles se nossas atitudes nem sempre são tão humanas quanto a deles? E se não tem almas, como podem ser capazes de dar sua vida para salvar aqueles que amam ou o sentimento mais nobre do mundo é apenas matéria, carne? Não creio nisso.
    bacio

    ResponderExcluir
  2. Fiquei emocionada. Animais são queridos, Deus certamente tem o mesmo pensamento e reserva um cantinho especial pra eles :)

    Keila, obrigada pelo carinho em sempre passar lá pelo blog, viu? Você é muito querida >_<

    Beijoo.

    ResponderExcluir
  3. Adorrrroooo animais.
    São companheiros, amigos e verdadeiros.
    Tenho tartarugas, aves e só não tenho um cão pois no meu condomínio não é permitido :(

    O meu beijo e continue assim, com um coração cheio de amor para dar.

    ResponderExcluir
  4. Eu não tenho bichos (além das feras que me habitam, claro). Mas amei o nome da sua gata ;-)

    ResponderExcluir
  5. Amo.
    Olha..o meu foi para o céu, tá. E ai de quem vier me falar o contrário.
    Um dia os homens aprenderão com os animais, tenho certeza.

    ResponderExcluir
  6. Adoro gatos!

    Uma vez batizei uma gata de Marilyn Monroe porque tinha uma pintinha perto da boca e acabei descobrindo que era macho...rs

    =**

    ResponderExcluir
  7. É, Keila, não há como não se comover com seu relato, principalmente com respeito à Woody Allen. E, falando nisso, já vi relatos espíritas q, 'do outro lado' existem animais tb. Ora, pessoas, animais, se existe uma vida além, temos q nos encontrar com todos, não?

    ResponderExcluir
  8. Amo animais! E relatos como o seu são sempre emocionantes para mim.

    Bichos vem do céu e voltam para lá...

    Beijocas

    ResponderExcluir
  9. Animais... E dizem que o homem é animal racional...

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Boa noite.
    Acho também que o céu merece essas coisinhas lindas, e vice versa.
    Aqui eu tenho gatinhos, que são como filhos meus.

    Um grande abraço.
    Maria Auxiliadora (Amapola)

    ResponderExcluir
  11. os gatos nos pregam surpresas, mesmo eu que ja tive tantos, ja me enganei, era uma gatinha branca linda e dei-lhe o nome de mel. um dia descobrimos que era ele, mesmo assim continuou, muitos me perguntavam mas mel não é nome feminino? eu respondia e mel gibson?

    prefiro acreditar que existe um céu para eles, e só deles...

    ResponderExcluir
  12. Primeiramente digo o quanto estou impressionada com os comentários, essa postagem foi feita com tanta singelesa, sendo uma forma de demonstrar um pouco meu enorme amor pela flor mais linda do meu jardim - Woody Allen (assim como o cineasta, literário, músico e ator maluco).

    Fico MUITO feliz em saber que amam animais.
    Já esperava isso da Menina do sotão e de outros.
    Borboleta, você já tem o ser mais incrível do mundo - um filho.
    Sabe o que fiquei cá pensando com meus botões??? Essa coisa de gostar de bicho é fortemente presente em nós que utilizamos este canal de comunicação...
    Obrigada pelos comentário dos de sempre e dos recém chegados.
    Desculpe-me por não respondê-los um a um, mas o tempo escorre pelos meus dedos...
    Abraços,
    K.

    ResponderExcluir
  13. Keila ,
    se os nossos amigos não humanos vão para o céu ?
    Só pode . São eles que trazem para a terra um pouco dele .
    Já imaginou a nossa vida sem estes seres ?
    cada vez mais me compenso com o seu amor , lealdade , carinho ... e sobretudo as suas lições .

    Um beijo

    ResponderExcluir