Atitude do Pensar

Atitude do Pensar

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Quintana e as expectativas

Quando depositamos muita confiança ou expectativas em uma pessoa, o risco de se decepcionar é grande.As pessoas não estão neste mundo para satisfazer as nossas expectativas, assim como não estamos aqui, para satisfazer as dela.Temos que nos bastar... nos bastar sempre e quando procuramos estar com alguém, temos que nos conscientizar de que estamos juntos porque gostamos, porque queremos e nos sentimos bem, nunca por precisar de alguém.As pessoas não se precisam, elas se completam... não por serem metades, mas por serem inteiras, dispostas a dividir objetivos comuns, alegrias e vida.Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz com a outra pessoa, você precisa em primeiro lugar, não precisar dela. Percebe também que aquela pessoa que você ama (ou acha que ama) e que não quer nada com você, definitivamente, não é o homem ou a mulher de sua vida.Você aprende a gostar de você, a cuidar de você, e principalmente a gostar de quem gosta de você. O segredo é não cuidar das borboletas e sim cuidar do jardim para que elas venham até você. No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!


[Mário Quintana]



No fundo, penso que as expectativas possuem a característica de ser uma parcela do nosso combustível locomotor. Viver sem elas, portanto, será como viver sem desejos e sonhos. Entretanto, há uma necessidade de aprender a não depender dessas expectativas, e no sentido do que disse Quintana, não precisar delas, pois somos completos - em essência.

8 comentários:

  1. Talvez eu não tenha entendido o texto e nem vou me fazer entender. Concordo que quando procuramos estar com alguém, é pq gostamos, sentimentos bem com tal pessoa, no entanto, se ela nos faz muito bem, acabamos por precisar dela. Isso poderia ser uma dependência, porém se a pessoa corresponde às nossas expectativas(o que sempre é difícil), se a companhia dela nos faz bem, vale à pena ser dependente. Mas tem que haver reciprocidade. Eu, particularmente, nunca procurei amor, mas amores surgiram...
    Agora, o mais sensato é gostar de si próprio, sem egocentrismo, sem desrespeitar outrem.

    ResponderExcluir
  2. sempre que criamos expectativas nos decepcionamos...

    ResponderExcluir
  3. Tudo verdade!
    Resumindo:
    Temos que nos gostar primeiro, quem se valoriza se merece

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo com o Quintana. A gente tem essa estranha mania de esperar do outro muito mais do que esperamos de nós mesmos. Estranho e lamentável. Eu tenho tentando conter isso em mim, mas as vezes grita mais forte. rs

    bacio

    ResponderExcluir
  5. "Os opostos se atraem"... da mesma forma que podem se repelir, ué!
    Somos gente, enfim. Unidades errantes que, às vezes, podem se encontrar, se identificar e compartilhar o período indeterminado que nossas intermitências permitirem.
    Nossas expectativas encontram meio de nos cegar através de nosso vazio, por isso acho que temos que procurar ser conteúdo. Porém, completos, penso que não nos será possível... pelo menos por enquanto.

    ResponderExcluir
  6. Querida amiga, acredito que as expectativas nos dão motivação para investir num relacionamento. Erramos porque esperamos que as pessoas ajam como nós!! Só que as vezes não encontramos nessas pessoas tudo aquilo que procuramos e precisamos. Creio hoje por experiência própria e vc é testemunha de que antes de se depositar expectativas em alguém, melhor abrir caminho longe para se conhecer antes de se envolver. Cuidemos do jardim! Deus vai te abençoar muito!!! Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. temos que sonhar, mas não temos que esperar demais, planejar demais...

    ResponderExcluir
  8. salve, depositemo-nos então na vida e antes de tudo em sua potência de geral mais e mais vidas, para além e aquém de eus isolados; de vidas isoladas.
    compartilho sua perspectiva.
    b
    l

    ResponderExcluir