Atitude do Pensar

Atitude do Pensar

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A cultura se esvai: Pelo ralo do capitalismo

Mais um Belas Artes será obrigado a despedir-se de nós; cinéfilos.
Isso já ocorreu em Belo Horizonte e, sinceramente, fiquei arrasada. Era o cinema que eu mais gostava.
O local aonde ficava o Usina apresentava um espaço aconchegante, com pracinha, o café era um convite a troca de idéias; ao prazer da degustação de vinhos e aloja de artesanato convidava-nos a apreciar as pequenas coisas que nos envolvem. Mas foi-se, isso porque perdeu o patrocinio do banco.
Porém, novamente a história se repete...

Nas minhas andanças pela capital paulistana fui ao cinema 3 vezes, sendo 2 no espaço da Belas Artes e lá tive a péssima notícia que o Belas de São Paulo após 68 anos na ativa irá fechar as portas.
Sendo assim, um dos mais antigos cinemas de São Paulo, se prepara para as últimas sessões e o imóvel que fica bem na esquina da avenida Paulista com a rua da Consolação, tem de ser entregue até fevereiro.
Tudo isso segundo os jornais é porque o dono do imóvel deseja abrir uma loja no espaço.
E assim a cultura vai esvaindo pelo ralo do capitalismo...

4 comentários:

  1. Olha, é até difícil de explicar e mais ainda de se acreditar, a última vez q fui ao cinema foi no finalzinho de 1992. Apesar dessa longa ausência, curto muito, já cheguei a ser um frequentador mais assíduo de cinema. Só causa indignação e asco , notícias como essas! Um tremendo de um absurdo!

    ResponderExcluir
  2. E uma pena mesmo. Sinto muita saudade dos cinemas de rua, que agora aqui viraram todos igrejas evangélicas...

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Cinema de rua é algo que ficará pra lembrança. A maioria virou igreja...Hoje, cinema só em shopping mesmo !

    Acho que isso acontece não apenas pelo capitalismo mas também pela violência.... o shopping tem mais segurança e conforto.

    ResponderExcluir
  4. Caro Roderick,
    sou do tipo que precisa ir ao cinema sempre. Ainda bem que consegui me adaptar a realidade de estudantes, pois antes de voltar a estudar ia no mínimo 1 x p semana. Agora é uma dificuldade e, portanto, para ir sacrifico outras coisas, mas sem pesar.

    Bem, meninas, aqui não seria diferente, vários cinemas de rua se tornaram igreja, isso quando não são centros culturais que não se tornam igreja.
    Uma das minhas alegrias é saber que sempre tem um local que ainda resisti: Centro Cultural de Belo Horizonte; Centro Cultural da UFMG, Usiminas; Casa do Baile...
    Alguns se vão, mas há os remanescentes!!!
    Não vejo problemas em utilizar o espaço do shopping para desfrutar do cinema, mas critico os filmes disponibilizados por esses - que infelizmente em geral são os mais populares, não permitindo assim que tenhamos acesso a outra linguagem.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir